Esta é a cirurgia plástica mais comum. Com certeza a Blefaroplastia é um procedimento com alto impacto visual e baixo tempo de recuperação.
Pode ser realizada em junto do lifting facial. É indicada para quem se olha no espelho e vê um olhar ou rosto cansado!
A maior parte dos nossos pacientes refere uma sensação de peso nos olhos, com perda do contorno ocular e um olhar cansado. Nas mulheres, é comum a dificuldade de passar maquiagem, pois a pele flácida não permite realçar os olhos.
Além dos problemas estéticos que podem deixar o rosto com aspecto envelhecido ou até mesmo assimétrico, a flacidez abaixo das pálpebras pode reduzir a visão periférica e prejudicar os campos de visão de um ou de ambos os olhos. A sensação de peso nos olhos também é uma queixa frequente.
Em alguns casos, as pálpebras caídas podem impedir a abertura total dos olhos e a remoção do excesso de tecido pode melhorar a visão, ou seja, pode ser feita para melhora do campo visual.
Para quem é indicada a blefaroplastia?
A blefaroplastia é um procedimento estético normalmente indicado após os 40 anos, devido ao aparecimento dos sinais de envelhecimento como consequência da perda da elasticidade da pele abaixo das pálpebras.
Assim, essa cirurgia plástica pode ser indicada para:
- Excesso de pele nas pálpebras superiores;
- Excesso de pele nas pálpebras inferiores;
- Bolsas salientes nas pálpebras superior e inferior;
- Pálpebras caídas ou mal posicionadas devido a flacidez e redundância da pele (fazer o diagnóstico diferencial ou adicional de ptose palpebral)
Como é feita blefaroplastia?
A cirurgia plástica visa restaurar a condição de normalidade das pálpebras em relação à quantidade de pele redundante, bolsas de gordura salientes e posicionamento harmônico do contorno palpebral.
Aplicação de Anestesia
Todos nossos pacientes recebem uma medicação pré-anestésica que já induz ao sono, depois disso é feita uma sedação suave para que se durma durante o procedimento todo. A alta acontece no mesmo dia, não precisa dormir no hospital.
Diferentes Técnicas – Blefaroplastia
Há uma técnica para tratar a pele, outra para tratar a bolsa, outra para tratar a pele e a bolsa, outra para tratar o músculo, a exemplo de quando o músculo está diferente de um lado e de outro.
Na blefaroplastia inferior, a incisão nas pálpebras inferiores, pode ser externa, via pele, neste caso logo abaixo dos cílios. Ou pode ser interna, por dentro da pálpebra inferior, via conjuntiva. É a blefaroplastia transconjuntival.
Em alguns casos é necessário fazer a Cantopexia, seja para corrigir uma flacidez da pele inferior seja para evitar uma eversão desta pele, o que levaria a um resultado artificial.
Local da Cicatrização
No caso da pálpebra superior, a incisão é feita na dobra natural do olho. Já no caso da técnica usada nas pálpebras inferiores, existem duas técnicas. A transconjuntival não tem cicatriz na pele e serve só para retirar o excesso de bolsas. Já a transcutânea servirá para retirar pele e bolsas. A cicatrização costuma ser muito fina e imperceptível.
Cuidados e Recuperação pós-cirurgica
A blefaroplastia requer cuidados básicos para que a recuperação ocorra de forma rápida e eficiente. Não mexer nos mini-curativos colocados em cima da pálpebra, elevar a cabeça para dormir e fazer compressas geladas nas primeiras 24 horas são as principais medidas.
A recuperação da blefaroplastia é, geralmente, muito boa e rápida, levando entre 7 e 10 dias para que os pontos possam ser retirados, tempo que varia conforme o organismo de cada paciente e a técnica utilizada. Já o inchaço pode demorar um pouco mais para sumir, visto que se trata de uma pele fina e delicada, também variando a depender das especificidades de cada indivíduo.
De modo geral, as atividades cotidianas já podem ser retomadas após 1 semana do procedimento, com exceção dos exercícios físicos, liberados só depois de 30 dias.
Resultados da Blefaroplastia
Os resultados costumam aparecer duas semanas após a cirurgia e o edema pode levar até 3 meses para sumir completamente. Em geral, notamos em nossos pacientes:
- Aumento da abertura ocular, deixando o rosto mais descansado
- Uma pele mais lisa na pálpebra de cima, transmitindo menos idade
- Ausência de volume (puffiness, em inglês) na pálpebra de baixo, quando se remove o excesso de bolsas
- Pele mais firme, mais esticada, na pálpebra inferior, principalmente quando se faz a Cantopexia
Durante a consulta com o Dr. Alexandre, ele vai avaliar tudo que pode ser feito para você parecer mais jovem e menos cansado. Irá apresentar fotos de antes e depois e também os preços.
É muito comum associar o Lifting Facial com a Blefaroplastia mas alguns pacientes ainda não precisam de um procedimento tão extenso.
Dr. Alexandre Charão atende na cidade do Rio de Janeiro e Petrópolis.
Para maiores informações, entre em contato.