DESCUBRA SE A MAMOPLASTIA COM PRÓTESE É PARA VOCÊ
É normal você sentir uma certa dose de apreensão e de nervosismo com a ideia de se submeter a uma cirurgia plástica de mamoplastia com prótese. Como todos nós temos medo do desconhecido, decidi escrever este guia justamente para quem quer entender mais a fundo o procedimento da mamoplastia e assim ficar mais tranquila.
Desejo uma boa leitura! As informações que você vai ver a seguir também te ajudarão a avaliar seu médico no dia da sua primeira consulta.
GUIA DA MAMOPLASTIA COM PRÓTESE
Uma das cirurgias plástica mais populares e seguras, a mamoplastia nos seios, tem um longo histórico de sucesso e uma tecnologia cada vez mais avançada (como veremos em breve).
QUE TAMANHO DE PRÓTESE DEVO COLOCAR?
O tamanho do silicone que você irá usar dependerá da sua altura, da sua largura de ombros e de quadril e de quanto de seios você já tem. Também depende do efeito que você quer.
Para te ajudar a escolher, preparamos 3 faixas de tamanho, tente escolher a sua faixa e fale com seu médico durante a consulta.
Dica: quanto mais alta e larga você for, mais deve subir o tamanho, podendo ficar bem no limite entre uma faixa e outra. Veja aqui os diferentes tamanhos de prótese de mama:
Tamanho de 240 ml – EFEITO DISCRETO
Até 240 ml o efeito é pequeno. É visível somente sem sutiã. Serve para pessoas baixas ou que tenham ombros estreitos.
Dica: escolha uma marca de implante com projeção bem alta, assim haverá um efeito bonito mesmo escolhendo próteses pequenas. Pergunte ao seu médico quais marcas ele usa e qual delas tem a maior projeção.
Tamanho médio de 240 ml a 340 ml – EFEITO MÉDIO
É o tamanho mais procurado e varia de 240 ml até 340 ml. O resultado final será um tamanho 42 ou até mesmo 44 se a pessoa já tiver muito seio.
Estes tamanhos de implantes proporcionam um efeito muito bonito com a vantagem de não pesarem muito, ou seja, tem maior chance dos seios manterem o formato e posição ao longo do tempo.
Tamanho maior que 340 ml – EFEITO FORTE
Os implantes maiores do que 340 ml servem para quem tem ombros largos, pessoas muito altas ou que não tenham nada de seios. Tamanhos até 380 ml ou 400ml são bastante procurados, tamanhos maiores do que estes são mais raros.
Um cuidado especial com a pele e uso frequente de sutiã devem ser seguidos, pois o peso excessivo dos implantes pode levar a uma queda em poucos anos. Não recomendamos para quem tem pele muito flácida ou para quem está fazendo mastopexia.
DICA para escolha do tamanho: existem muitas marcas diferentes e uma prótese de 300 ml de um determinado fabricante com certeza não terá o mesmo diâmetro e nem a mesma altura do que a prótese de 300 ml de outro fabricante.
Em primeiro lugar você tem que perguntar ao seu cirurgião plástico quais marcas tem a maior projeção e depois pergunte quais ele usa.
Por que isto?
Porque é mais sensato usar volumes um pouco menores, com projeção muito alta, do que volumes grandes. As próteses menores bem projetadas para a frente vão causar o mesmo efeito, sem a desvantagem de pesar muito e a cicatriz causada na cirurgia tenderá a ser menor.
Fique muito atenta a isto!
QUE FORMATO DE PRÓTESE DEVO COLOCAR?
A prótese mais procurada é a redonda pois é ela que dá mais colo. Aqui no Brasil é muito raro as pacientes procurarem as próteses cônicas e as anatômicas (em gota) porém, se tiver dúvidas, peça para ver durante a consulta. Peça também para o cirurgião te explicar as diferenças entre elas.
A prótese cônica já foi muito utilizada mas hoje em dia é menos. Ela é muito bonita e bem natural e dá pouco colo. A SILIMED é única fabricante desta prótese. As próteses em gota (formato anatômico) também podem ficar muito bonitas e são mais usadas quando se quer um resultado mais discreto, mais natural, que quase não pareça que é prótese.
Uma dica valiosa: peça para ver algumas fotos do antes e depois dos três diferentes tipos.
Agora, se quiser colo e um bom enchimento do sutiã, com certeza é a prótese redonda que deve colocar, não é a toa que ela é a mais procurada.
É VERDADE QUE POR BAIXO DO MÚSCULO SEGURA MAIS TEMPO?
Não é. Durante algum tempo se acreditou nisto, porém, depois de alguns anos, se percebeu que não era verdade. Alguns sites ainda mantém esta informação. Estão desatualizados.
A parte de baixo do músculo peitoral maior era descolada e ficava solta, tipo uma cortina, ou seja, não há motivo que isto venha a segurar a prótese por mais tempo. Além disto a cirurgia se torna um pouco mais longa e a recuperação é um pouco mais lenta, devido à esta incisão no músculo.
O melhor mesmo é perguntar ao médico que vai te operar o que ele acha e seguir a recomendação dele.
O QUE É UMA PRÓTESE DE POLIURETANO?
Todas as próteses para mamoplastia são feitas de gel de silicone no seu interior. Na parte de fora, o revestimento é em silicone também, uma camada bem fina desenvolvida para ser muito resistente e provocar o mínimo possível de reação.
Acontece que duas fabricantes (SILIMED e POLYTECH) desenvolveram uma prótese revestida com uma espuma de poliuretano (o interior continua sendo de silicone). O objetivo é diminuir ainda mais a chance de contratura capsular e promover uma maior aderência com os tecidos ao redor.
Alguns médicos, eu inclusive, indicam estas marcas de prótese de mamoplastia quando há muita flacidez de mama, por exemplo em pacientes que fizeram cirurgia bariátrica e perderam muito peso ou então em caso de queda acentuada dos seios após a gravidez.
QUAL POSIÇÃO DE CICATRIZ É MELHOR?
Depois de ter usado os três tipos de incisão por muitos anos, eu sinceramente acredito que a infra-mamária é a mais recomendada para a mulher brasileira. E há um bom motivo para isto.
O acesso axilar e o peri-areolar também podem funcionar bem porém deixam cicatrizes mais visíveis.
A incisão infra-mamária, seguida de cuidados no pós-operatório como por exemplo o uso de fitas de silicone e cremes cicatrizantes ajudam a atingir uma cicatriz muito fina mesmo, muito difícil de perceber.
Pergunte ao seu médico qual incisão ele recomenda e porque. Pergunte também se você pode escolher outra incisão ou só a que ele faz. O importante é você se sentir à vontade com a futura cicatriz, por menor que esta seja.
Mais dicas? Assista ao vídeo abaixo!
Dr. Alexandre Charão atende na cidade do Rio de Janeiro e Petrópolis.
Para maiores informações, entre em contato.